×
01/04/2022 07h35 Há 785 dias
Terapias Alternativas e os benefícios para saúde

    Atualmente as terapias integrativas complementares, popularmente conhecidas como terapias alternativas, são cada vez mais procuradas.

    A cada ano que passa, essas propostas vêm ganhando mais adeptos, usadas em conjunto ou em substituição aos tratamentos mais tradicionais. Entretanto, embora muito se fale sobre os benefícios dessas propostas, muita gente ainda tem dúvidas em relação ao que elas são e como funcionam.

    Justamente para acabar com essas dúvidas e mostrar como elas podem melhorar sua qualidade de vida, montamos este guia que vai ajudar você a entender um pouco mais sobre terapias alternativas!

    Entenda o que são terapias alternativas:

    São chamadas terapias alternativas os métodos de tratamento que fogem ao que conhecemos como a medicina tradicional e outras modalidades reconhecidas pela ciência. Assim, no lugar dos medicamentos alopáticos e diversas horas nos consultórios de médicos e de psicólogos, as terapias alternativas oferecem uma maneira diferente de lidar com o indivíduo.

    Afinal, os estudiosos reconhecem que os fatores emocionais e físicos estão interligados. Algumas pessoas acreditam ainda que é possível adicionar a parte energética e espiritual a esse contexto. Muitas doenças seriam resultado de entraves energéticos, problemas emocionais e falta de harmonia entre todos esses polos.

    Saiba como elas funcionam:

    Pelas razões citadas acima, esses métodos terapêuticos buscam alinhar melhor e equilibrar todas as áreas do organismo, a fim de criar um ambiente interno propício para a cura de doenças e evitar o adoecimento do corpo.

    Elas costumam ser baseadas em conhecimentos milenares, provenientes das culturas orientais e indígenas, podendo consistir na administração de chás, alinhamentos energéticos e até mesmo na prática de atividades físicas e meditativas. Tudo isso visando tratar o indivíduo como um todo, de forma integral e de dentro para fora, não apenas os sintomas de uma ocasional enfermidade.

    Embora não exista comprovação científica sobre sua eficácia, elas contribuem muito para o bem-estar físico e emocional dos pacientes. No entanto, é importante tomar cuidado antes de abandonar um tratamento médico para apostar exclusivamente nelas.

    Conheça algumas dessas modalidades terapêuticas:

    Atualmente, existem muitas terapias alternativas disponíveis e ótimos centros de formação de profissionais na área. Entretanto, vamos reunir aqui algumas das mais tradicionais e conhecidas, para que você possa ter uma boa referência do que são esses tratamentos. Será mais fácil reconhecer as modalidades e identificar qual é a mais adequada para o seu caso!

    Continua na próxima semana.

Autoria: Fonte: Patrícia Duarte - pesquisa