×
23/08/2022 08h37 Há 605 dias
UCO tem se firmado como Centro de Educação Continuada na Santa Casa

    A UCO (UTI Coronariana) da Santa Casa de Piracicaba tem desenvolvido e aprimorado, a cada semestre, o programa de Educação Continuada realizado pelas equipes de médicos, residentes de Clínica Médica, Cardiologia, estagiários em Programa de Férias e equipes de Enfermagem e Fisioterapia. Nele, os multiprofissionais envolvidos trazem temas importantes para discussão no manejo das multiplas necessidades para atender de maneira integral os pacientes que ocupam um leito de Terapia Intensiva na Unidade.

    De acordo com Humberto Passos, cardiologista da Santa Casa e um dos supervisores do programa, a ideia de manter a regularidade dessas aulas e, ainda, abrir o leque sobre a diversidade de temas endereçados para este perfil de atendimento, é qualificar de forma contínua os profissionais para  uma assistência de excelência tanto no quesito técnico, quanto humano.

    “Recentemente tratamos de temas diversos, como ‘Paliatividade’, pela geriatra Mariana Kairalla; ‘Princípios de Ventilação Mecânica’, pela fisioterapeuta Isabeia Stripolli; ‘Atendimento da Dor Torácica’, pelo acadêmico do 4º ano de medicina em Programa de Estágio Supervisionado, Pedro Aimeida; ‘Uso e Manejo de Drogas Vasoativas na Cardiologia’, pela também acadêmica do 4º ano de medicina, Lara Macherpe; ‘Discussão de Casos de Falência Cardíaca, Renal e Hepática’, pela médica Lais Duarte, R1 de Clínica Médica, com a supervisão da hepatologista Ana Claudia Oliveira, do Nefrologista Alex Gonçalves e minha”, exemplificou Passos.

    Ele salienta que todas essas ações ocorrem no próprio ambiente da UCO, permitindo que todos participem de maneira efetiva e inclusiva, possibilitando um programa contínuo na assistência global da unidade, sem fragmentação nos cuidados e no olhar para o paciente.

    “Entendemos que educar  deve ser a primeira construção para a prestação de serviços qualificados que sirvam de farol para iluminar toda a jornada desenvolvida pelos mais variados profissionais que atuam na Instituição”, enfatizou Passos.

    Para a enfermeira coordenadora da UCO e Pronto Atendimento Cardiológico da Santa Casa, Cláudia Bortoleto, este tipo de discussão proporciona um olhar único e sistêmico entre a equipe, o que, para ela, é imprescindível ao bom atendimento e à melhor assistência.

Autoria: Nilma Moratori Fonte: Santa Casa de Piracicaba