×
26/08/2022 08h14 Há 602 dias
UTIs da Santa Casa recebem selo EPIMED de qualidade

    As duas UTIs adultos da Santa Casa de Piracicaba foram contempladas com o Selo “Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho do Sistema EPIMED”, conferidos pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) a Unidades de Terapia Intensiva que gerenciam seus indicadores em consonância com a RDC-7, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no Brasil.

    O selo foi entregue pela gerente comercial regional da EPIMED Solucions, Natália Caetano, ao médico Rafael Tineli, coordenador das UTIs, durante evento que reuniu membros da Mesa Diretora e Administrativa do Hospital, além de médicos e lideranças vinculadas às UTIs.

    Natália conta que a iniciativa é fruto da parceria entre AMIB e Epimed Solutions para a criação do Registro Nacional de Terapia Intensiva por meio do projeto UTIs Brasileiras, cujo objetivo é caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs brasileiras e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no Brasil.

     “Além do Selo às duas UTIs, entregamos às Unidades dois certificados de qualidade: o certificado Top Performer para a UTI2 e o certificado de UTIs Eficientes para a UTI1, conferidos à UTIs que obtiveram os melhores resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados, contribuindo de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade”, disse.

    Segundo ela, com este sistema é possível estimular o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs através de relatórios, benchmarking qualificado e análises preditivas para melhor definição do perfil dos pacientes, da alocação de recursos e da eficiência da unidade, de forma a promover a redução de custos associados a infecções e outros incidentes, bem como ao tempo de internação, melhorando a experiência do paciente e a prestação de cuidados à saúde.

    O médico Rafael Tineli lembra que o sistema foi implantado nas UTIs da Santa Casa no ano 2020, por indicação do diretor clínico André Gervatoski e apoio do diretor técnico Ruy Nogueira, envolvendo os Departamentos de Qualidade e de TI sob coordenação da Administração Hospitalar. “É muito gratificante receber estes selos em nome de toda equipe multiprofissional e Mesa Diretora, pois são sinônimos de reconhecimento e valorização do nosso trabalho, voltado à excelência da assistência”, considerou.

    Ao cumprimentar a equipe pela conquista e ressaltar a importância da iniciativa, o provedor João Orlando Pavão disse que o sistema permite lançar em tempo real dados e informações na plataforma online do sistema EPIMED, acessado por médicos e pela coordenação e supervisão de enfermagem. Os dados são incluídos diariamente, mediante senha e login, alimentando o cadastro do paciente dentro do sistema, que é específico para as UTIs.

    “Desta forma, é possível a essas Unidades de Terapia Intensiva controlar, por exemplo, o tempo de permanência, de ventilação mecânica, bem como a análise de gravidade do paciente, entre outras informações importantes ao gerenciamento dessas Unidades”, considerou o provedor.

Autoria: Nilma Moratori Fonte: Santa Casa de Piracicaba