×
13/08/2022 11h32 Há 614 dias
Válvula de retenção: tecnologia em prol da saúde e preservação do meio ambiente

    Instalada na caixa de inspeção, a válvula de retenção de esgoto é um dispositivo simples e eficaz, que atua no bloqueio de possíveis retornos de esgoto para dentro do imóvel, além de impedir a entrada de animais peçonhentos pela tubulação. Já a caixa de inspeção, é um elemento do sistema coletor de esgoto, e deve ser implantada na calçada do imóvel, sendo essencial que ela permaneça deslacrada, já que é utilizada para vistoria de interligações pela concessionária Mirante.

    Para garantir que a válvula de retenção de esgoto cumpra a sua função, de liberar a passagem do esgoto da residência e bloquear o retorno de esgoto, esta ferramenta deve ser instalada preferencialmente por um Encanador ou Instalador Hidráulico.

    Segundo o supervisor de Serviços da Mirante, Giovan Christofolletti, o mecanismo deve ser instalado de forma que acompanhe a declividade da tubulação interna do imóvel, para facilitar o escoamento do esgoto. “A válvula de retenção possui uma geometria simples e perfeita para garantir o escoamento do esgoto pelas residências, bem como uma tampa que funciona como porta, impedindo que retorne esgoto da rede pública e animais peçonhentos, ratos e baratas, para dentro dos imóveis”, destaca.

    Giovan também alerta para a atenção e cuidado que se deve ter com as ligações de água de chuva (pluvial), que não devem ser conectadas à rede coletora de esgoto. “Em dias com precipitações pluviométricas no município de Piracicaba, a rede coletora de esgoto, que não é dimensionada para coleta de águas pluviais, acaba recebendo grande contribuição devido às conexões irregulares de água de chuva, danificando esta rede”.

    Portanto, é importante realizar inspeções periódicas e limpezas na caixa de inspeção e na válvula de retenção de sua casa. Essa ação simples preserva a saúde da população e o meio ambiente.

Autoria: Caike Rizatto Taccelli Fonte: Aegea - Assessoria Piracicaba