×
14/03/2022 08h20 Há 825 dias
Programa Ribeirão Limpo atua na preservação dos corpos hídricos

Mais do que garantir a eficiência dos processos operacionais, uma das premissas adotadas pelas concessionárias da holding Aegea Saneamento é garantir a sustentabilidade em seus processos. Neste sentido, desde o início da operação da Mirante em Piracicaba, em 2012, um dos compromissos assumidos é o de contribuir ativamente com a conservação dos corpos hídricos do município.

 

Entre os programas instituídos pela empresa, desataca-se o Ribeirão Limpo, que atua diretamente na preservação dos afluentes. Em vigência há quase três anos, o programa consiste no monitoramento diário dos rios, córregos, afluentes do município, com o objetivo de identificar pontos de lançamentos clandestinos, supostas avarias no sistema de coleta de esgoto e, desta forma, executar os procedimentos necessários, de acordo com o diagnóstico obtido durante a vistoria.

 

Segundo o gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão, os resultados obtidos pelo programa demonstram a efetividade dos processos implementados. “As ocorrências, em sua grande maioria, são causadas pelo mau uso da rede coletora de esgoto, ou seja, o lançamento de lixo, gordura e outros materiais que são lançados de maneira incorreta na rede”, explica o gerente. “Esse descarte incorreto, além de causar obstruções, prejudica o meio ambiente”, completa Rodrigo.


Foto: Divulgação/Mirante/Aegea

Autoria: Fonte: Mirante/Aegea